Pular para a barra de ferramentas

Voltar para Concurso 2019

Regulamento – IV CONCURSO INTERNO DA ACERVA GOIANA

REGULAMENTO PARA PARTICIPAÇÃO

IV CONCURSO INTERNO DA ACERVA GOIANA

 

  1. SOBRE QUEM PODE PARTICIPAR

1.1 Todos os cervejeiros caseiros devidamente associados na Associação dos Cervejeiros Artesanais de Goiás (ACervA Goiana), Associação dos Cervejeiros Artesanais de Anápolis (Anabeer), Associação dos Cervejeiros Artesanais do Distrito Federal (ACervA Candanga), Associação dos Cervejeiros Artesanais do Tocantins (ACervA Tocantinense), Associação dos Cervejeiros Artesanais de Catalão (ACervA Catalão) e Cervejeiros do Triângulo e em dia com a associação.

1.2 A inscrição de cervejas pelos juízes, auxiliares e membros da comissão organizadora do concurso é permitida desde que o (s) mesmo (s) não julgue (m) sua (s) própria (s) amostra (s).

1.3 O não cumprimento das regras estabelecidas para a inscrição no concurso levará a desqualificação da inscrição e do participante, que não terá direito a reembolso da taxa de inscrição.

2. SOBRE OS TIPOS DE GARRAFAS ACEITAS

2.1 Os participantes devem enviar suas cervejas apenas em garrafas de 500 ou 600 ml de cor âmbar de qualquer padrão.

2.2 Todas as garrafas devem estar limpas, sem cola, tinta, inscrições (de cervejarias) gravadas ou outros rótulos que não sejam os rótulos requisitados por esta competição.

2.3 Garrafas estilo swing-top (i.e. Grolsch) ou lift-top não serão permitidas.

2.4 Serão aceitas somente tampas na cor prata ou da “fórmula”.

2.5 Garrafas que não respeitem os requisitos listados serão automaticamente desqualificadas, e não terá direito a reembolso da taxa de inscrição.

2.6 As garrafas devem ser enviadas etiquetadas (prender a etiqueta em cada garrafa com elástico).

2.7 O padrão de etiqueta deve ser o disponibilizado no Anexo III deste concurso.

  3. SOBRE A QUANTIDADE DE GARRAFAS NECESSÁRIAS

3.1 Os participantes devem enviar três (03) garrafas de 500 ou 600ml por cerveja inscrita na competição.

  4. SOBRE A RECEPÇÃO E CONTROLE DAS AMOSTRAS

4.1 As garrafas poderão ser enviadas por correio somente no endereço contido no item 5.

4.2 Caso sejam deixadas pessoalmente, as mesmas deverão ser levadas até a BRAUHAUS – ESCOLA DA CERVEJA de terça-feira a sexta-feira das 16h às 20h e sábado das 10h às 16h, no endereço Rua Ruy Brasil Cavalcante – Número 639, Quadra L-18, Lote 38 – Setor Oeste – Goiânia/GO.

4.3 A Organização nomeará uma Equipe Técnica que irá receber as cervejas previamente inscritas e verificará as inscrições de acordo com os documentos referidos.

4.4 A equipe técnica verificará a classificação das amostras.

4.5 A equipe técnica deverá armazenar as amostras em condições de temperatura e de ambiente que garantam uma boa conservação das cervejas apresentadas ao Concurso.

4.6 Após o controle efetuado, baseando-se nos documentos de inscrição, a equipe técnica verificará a exatidão das inscrições em cada cerveja.

5. SOBRE ENDEREÇO PARA ENVIO

IV CONCURSO ACERVA GOIANA – BRAUHAUS ESCOLA DA CERVEJA – Rua Ruy Brasil Cavalcante – Número 639, Quadra L-18, Lote 38 – Setor Oeste – Goiânia/GO – 74.140-140.

  6. SOBRE A TAXA DE INSCRIÇÃO

6.1 O valor da inscrição é de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por estilo inscrito no concurso.

  7. SOBRE OS PRAZOS

7.1 As inscrições serão abertas no dia 4 de julho de 2019 (quinta-feira) e serão encerradas, impreterivelmente, às 23 horas e 59 minutos do dia 1o.  de agosto de 2019 (quinta-feira).

7.2 A data limite para o recebimento e chegada das cervejas é às 21 horas do dia 29 de agosto de 2019, sendo que o participante deve ter efetuado a inscrição e o pagamento previamente no site da ACervA Goiana (www.acervagoiana.com.br).

7.3 Não serão aceitas cervejas inscritas ou recebidas após essa data e o participante não terá direito a reembolso da taxa de inscrição.

7.4 A organização não se responsabilizará por garrafas extraviadas e/ou danificadas no processo de envio, antes de sua chegada ao destino.

  8. SOBRE COMO SE INSCREVER E REALIZAR O PAGAMENTO

8.1 O processo de inscrição deve ser realizado pelo site da ACervA Goiana (www.acervagoiana.com.br/concurso-2019) em um formulário específico disponibilizado online.

8.2 O pagamento da taxa de inscrição deverá ser feito somente via cartão de crédito.

8.3 Um único cervejeiro poderá realizar até três inscrições, uma em cada estilo, sendo que nova inscrição deverá ser feita para o segundo e terceiro estilos.

8.4 Todos os cervejeiros inscritos deverão ter mais do que dezoito anos.

  9. SOBRE AS CATEGORIAS E LIMITAÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

9.1 A inscrição neste Concurso pressupõe o conhecimento e aceitação plena das regras aqui contidas pelo candidato.

9.2 Para manter a qualidade do julgamento das cervejas inscritas, o número de inscrições poderá ser limitado em 30 (trinta) cervejas por estilo. Caso o número de inscrições atinja esse número antes da data-limite para as inscrições, um aviso será devidamente publicado no site da ACervA Goiana e as inscrições poderão ser encerradas. Neste caso, à medida que existam desqualificações, novas inscrições poderão ser abertas a critério da comissão organizadora e com a devida publicidade no site.

9.3 A competição seguirá baseada nos critérios de avaliação do Beer Judge Certification Program (BJCP), versão 2015, conforme as Diretrizes de Estilos: Catharina Sour (X4),  New England IPA (21B – Speciality IPA) e Doppelbock (9A) (http://www.acervagoiana.com.br/wp-content/uploads/2019/05/Guia-de-Estilos-BJCP-2015-em-Portugue%CC%82s.pdf).

9.4 Somente a variante escura do estilo 9A – Doppelbock será aceita neste concurso.

9.5 As especificações do estilo Catharina Sour devem seguir o guia presente no anexo II deste concurso, e não o guia provisório do BJCP.

  10. SOBRE O JÚRI

10.1 Os membros do Júri serão selecionados em função da sua capacidade reconhecida no mundo da cerveja e avaliarão todas as cervejas em prova cega.

10.2 Os júris são constituídos, majoritariamente, por sommeliers de cerveja e profissionais da área com notório saber.

10.3 As notas de cada Presidente de mesa são contabilizadas na avaliação da amostra, com um peso igual às restantes notas atribuídas pelos outros membros de sua mesa.

  11. SOBRE O FUNCIONAMENTO DO JÚRI

11.1 Antes da prova, as fichas de anotação serão distribuídas e deverão referir o número do Jurado e a sua assinatura. Os Jurados verificam ou completam, se necessário, as indicações da respectiva ficha.

11.2 Os copos nos quais são apresentadas as amostras serão do tipo internacional normalizado e deverão ser cuidadosamente lavados, enxaguados e secos após cada utilização.

11.3 As sessões serão organizadas em categorias previamente estabelecidas, de acordo com os estilos e número de amostras, em grupos de 02 (dois) a 03 (três) jurados por mesa e de forma em que cada sessão não exceda 12 (doze) amostras cada, havendo sempre uma pausa entre elas.

11.4 Cada cerveja é provada individualmente e não comparativamente.

11.5 Após a análise sensorial da amostra, cada jurado marca, em cada linha da ficha, a descrição correspondente à apreciação da característica em causa.

11.6 Após a pontuação de todas as amostras, será realizada uma rodada final para determinar as ganhadoras do concurso, com todas as cervejas com maior pontuação de todas as categorias.

  12. SOBRE A AVALIAÇÃO

12.1 A avaliação respeitará os critérios técnicos do BJCP, que deverá constituir-se na única fonte de referência a ser utilizada.

12.2 A avaliação seguirá a estrutura de competição do BJCP.

12.3 O estilo deverá seguir as diretrizes do BJCP para  New England IPA (21B – Speciality IPA) e Doppelbock (9A) utilizando a versão 2015 do guia. Somente a variante escura do estilo 9A será aceita neste concurso.

12.4 O estilo Catharina Sour (X4) deverá utilizar o guia no anexo II deste concurso.

  13. SOBRE OS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

13.1 Cada jurado deverá avaliar as cervejas que lhe couberem, atribuindo os seguintes critérios de pontuação, em números inteiros:
a) De 01 (um) ponto a 03 (três) pontos para aparência;
b) De 01 (um) ponto a 12 (doze) pontos para aroma;
c) De 01 (um) ponto a 20 (vinte) pontos para sabor;
d) De 01 (um) ponto a 05 (cinco) pontos para sensação na boca, “mouthfeel” e;
e) De 01 (um) ponto a 10 (dez) pontos para impressão geral, totalizando o valor máximo de 50 pontos possíveis.

13.2 A avaliação de cada jurado será calculada por meio do somatório dos pontos de cada quesito. A nota final de cada cerveja será a média estabelecida pelos jurados, não sendo necessariamente a média aritmética.

13.3 Na Ficha de Avaliação de cada cerveja, além do espaço destinado à atribuição de pontuação, haverá um espaço destinado para comentários. O registro de comentários do avaliador é facultativo.

13.4 A identificação do avaliador na ficha de avaliação é obrigatória.

13.5 Quaisquer decisões tomadas pelos organizadores da competição são finais não cabendo qualquer espécie de recurso.

  14. SOBRE O RESULTADO

14.1 Serão premiadas com troféus as 3 (três) primeiras cervejas escolhidas pelos juízes em uma rodada final (Best of Show), entre as cervejas com maior pontuação em cada categoria.

14.2 Para o recebimento de certificados serão utilizadas as seguintes pontuações:

Ouro – 40-50 pontos

Prata – 39-30 pontos

Bronze – 29-25 pontos

14.3 Para critério de desempate, em cada categoria, será adotada a forma de descarte sucessivo, até que se efetive cada caso de desempate, das menores pontuações de cada critério, obedecendo a seguinte ordem: Aparência, Sensação na Boca (mouthfeel), Impressão Geral, Aroma e Sabor.

14.4 O Corpo de Jurados é livre e soberano em sua avaliação, não cabendo contestação de qualquer natureza subjetiva por parte dos concorrentes.

14.5 O resultado será anunciado logo a apuração seja finalizada, pela página oficial da ACervA Goiana (www.acervagoiana.com.br) e pelas redes sociais oficiais da associação.

  15. SOBRE A PREMIAÇÃO

15.1 Os vencedores receberão da Comissão Organizadora troféus e certificados a título de premiação.

15.2 Eventualmente, outros prêmios poderão ser oferecidos a critério de patrocinadores ou terceiros, de forma voluntária.

15.3 Prêmios fornecidos por patrocinadores poderão surgir no decorrer do evento. Contudo, não deve haver expectativa em relação a estes pelos participantes no momento da inscrição, pois este não é o objetivo principal definido pelos organizadores da competição. Caso existam, as regras para a sua concessão serão de conhecimento público por meio da divulgação no site e nas redes sociais.

15.4 O vencedor do Best of Show no IV Concurso da Acerva Goiana ganhará do parceiro e apoiador Agência Alvo a criação de profissional arte do rótulo, para um estilo, utilizando as imagens e vetores do depositphotos, com direitos de uso de imagem. Os arquivos serão entregues em vetor e pdf, juntamente com as fontes utilizadas. Não está inclusa a criação de logo, artes personalizadas e desenhos. Outro parceiro do concurso, a Label Sonic fornecerá a impressão de 250 unidades. Os rótulos serão impressos em BOPP Branco, no tamanho de 210x90mm, em impressora de digital.

  16. SOBRE AS FICHAS DE AVALIAÇÃO

16.1 As fichas de avaliação serão enviadas por meio de endereço eletrônico para os participantes após o fechamento do evento, que se dará no prazo de até trinta (30) dias após a competição. As fichas de avaliação são do BJCP e estarão escritas em português, castelhano ou inglês.

  17. SOBRE AS RECEITAS DAS CERVEJAS

17.1 Não é necessário enviar a receita da cerveja inscrita na competição.

  18. SOBRE DESQUALIFICAÇÕES

18.1 Inscrições que não estiverem de acordo com as regras listadas neste regulamento serão desqualificadas.

  19. CASOS OMISSOS

19.1 A comissão organizadora reserva a si o direito de deliberar sobre os casos omissos neste regulamento, tendo poder decisório terminativo.

  20. DICAS PARA ENVIO

20.1 Empacote suas cervejas cuidadosamente em uma caixa, preferencialmente rígida. Forre o interior da caixa com plástico. Qualquer tipo de plástico pode ser utilizado, no entanto, o plástico-bolha é o ideal. Separe suas garrafas dentro da caixa com material apropriado, de forma a evitar que elas colidam umas com as outras dentro da caixa fechada. Abrigue as garrafas da luz e procure um serviço de envio que privilegie a rapidez e o cuidado no manuseio. Não se esqueça de identificar o conteúdo como frágil.

20.2 A equipe de organização do evento entrará em contato com o participante caso a embalagem contenha garrafas com avarias e/ou com perda de líquido, para que se possa organizar um reenvio se não existirem ainda duas (2) unidades consideradas em bom estado de conservação.

  21. DICAS PARA REFERMENTAÇÃO NA GARRAFA

21.1 Evite fazer um priming com muito açúcar invertido, principalmente se for enviar suas garrafas via correio. Evite enviar as garrafas ainda refermentando.

21.2 Tenha em mente que assim que recebidas, as garrafas serão acondicionadas em câmara fria, com temperatura fixa de 2 graus Celsius. Neste momento qualquer refermentação será interrompida, devido à temperatura.

21.3 O mestre Ronaldo Rossi, da Cervejoteca, orienta que não se exceda a proporção de 4 gramas/litro de priming para refermentação.

  22. ENDEREÇOS ELETRÔNICOS IMPORTANTES

22.1 Página oficial da ACervA Goiana: http://www.acervagoiana.com.br

22.2 Página oficial BJCP: http://www.bjcp.org/index.php

  23. DISPOSIÇÕES GERAIS

23.1 As decisões da COMISSÃO JULGADORA são definitivas e irrecorríveis, cabendo aos participantes acatarem, uma vez que têm pleno conhecimento deste regulamento e deram concordância no ato da inscrição.

  24. SOBRE USO DE MARCAS E LOGOTIPOS

24.1 É vedado, a qualquer tempo, o uso do nome, marca e logotipo da ACervA Goiana, bem como deste Concurso, para promoção, publicidade ou qualquer atividade comercial, sem que haja o expresso consentimento da referida Associação através de sua Diretoria.