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Regulamento Iron Ale 2019

IRON ALE 2019

ACERVA GOIANA

REGULAMENTO

 

  1. SOBRE QUEM PODERÁ PARTICIPAR
    • A competição é limitada a até vinte equipes compostas de dois a quatro competidores;
    • Cada equipe deverá ter um nome, que deverá ser decidido até a data 21 de abril de 2019;
    • A taxa de inscrição por equipe é de R$ 30,00;
    • Pelo menos um competidor deve ser associado da ACervA Goiana e estar em dia com sua anuidade;
    • Todos os competidores devem ser maiores de idade, tendo completado a maioridade até 1º de janeiro de 2019.
    • Os competidores terão direito a um ingresso para cada componente do grupo e arcarão somente com o custo dos copos (R$ 15,00 por copo);
    • Ingressos avulsos serão vendidos antecipadamente por valor a ser divulgado pela organização.
  1. SOBRE OS INSUMOS, RECEITA E PRODUÇÃO
    • Todos os insumos serão disponibilizados aos times pela produção em regime de doação pelo parceiro Maltes Centro-oeste/Agrária, em uma caixa fechada. Cada caixa receberá:
      • Um tipo de malte base (5kg);
      • Dois tipos de malte especial (1kg);
      • Dois tipos de lúpulo (120g);
      • Um tipo de levedura de alta ou baixa fermentação (11g);
    • A cerveja deverá ser produzida somente com os insumos disponibilizados na caixa, em sua totalidade ou parcialmente (com exceção de água, logicamente). Os insumos não utilizados ficarão a título de doação para a equipe;
    • O volume produzido não deve ser maior do que 20 litros e não menor que 15 litros;
    • O estilo da cerveja deve, obrigatoriamente estar presente no guia de estilos do BJCP, versão 2015, exceto o estilo 34 (Speciality Beer);
    • As caixas serão sorteadas para os times em evento a ser agendado e sua data disponibilizada no Cronograma;
    • Ácidos e sais de grau alimentício podem ser utilizados para fins de correção de pH e perfil da água. Malte ácido não poderá ser utilizado, a não ser que o mesmo esteja presente na caixa.
    • A produção mosto ácido a partir de métodos de acidificação natural poderá ser realizada, porém o cervejeiro deverá observar bem a literatura sobre as boas práticas deste tipo de método. O único malte permitido para se utilizar neste método é o disponível na caixa;
    • Métodos de acidificação de mosto com bactérias puras ou “blends” não serão permitidas;
    • Clarificantes (whirfloc e gelatina) são permitidos;
    • Nutrientes de levedura podem ser utilizados;
    • Dextrose, sacarose ou balas de carbonatação estão permitidos somente para fins de refermentação;
    • Os competidores devem produzir suas receitas nas datas estipuladas pela organização e devem estar prontas para consumo até o dia 5 de junho de 2019;
    • Tanto a produção quanto a fermentação devem seguir as boas práticas de sanitização e limpeza;
  1. SOBRE O SERVIÇO DAS CERVEJAS DURANTE O EVENTO
    • Os competidores serão responsáveis por servir sua própria cerveja. Elas poderão ser servidas em garrafa (de qualquer tamanho), postmix ou barril (keg).
    • A organização disponibilizará gelo e água;
    • A organização não disponibilizará chopeiras ou caixas de isopor, isto deverá ser de responsabilidade dos competidores;
    • Os competidores terão até dois minutos para apresentar suas cervejas no sistema de som do evento;
    • O serviço só poderá ser feito no copo disponibilizado pela organização do evento;
  1. SOBRE O CONCURSO
    • CATEGORIAS
      • As cervejas serão avaliadas de acordo com o estilo inscrito, utilizando-se como base o guia de estilos BJCP versão 2015, exceto o estilo 34 (Speciality Beer).
    • RECEBIMENTO DAS AMOSTRAS
      • As cervejas para o julgamento deverão ser entregues na Brauhaus – Escola da Cerveja (Rua Rui Brasil Cavalcante, 639 – Setor Oeste) no horário de funcionamento do estabelecimento;
      • A data para recebimento das amostras é de 30/05/19 a 05/06/19;
      • Pelo menos duas garrafas, de qualquer tamanho, devem ser entregues para avaliação. Também poderá ser utilizado qualquer tipo de rolha metálica (tampinha);
      • A garrafa deve ser identificada utilizando a etiqueta padrão e deverá ser presa somente com elástico ou “liguinha”. Os dados apresentados devem ser os do chefe de equipe;
      • Importante: somente duas garrafas deverão ser entregues para a avaliação. O restante da cerveja será servida somente no evento (08/06/19).
    • JURI E AVALIAÇÃO
    • Os membros do Júri serão selecionados em função da sua capacidade reconhecida no mundo da cerveja e avaliarão todas as cervejas em prova cega;
      • Serão os critérios de avaliação:
        • De 01 (um) ponto a 03 (três) pontos para aparência;
        • De 01 (um) ponto a 12 (doze) pontos para aroma;
        • De 01 (um) ponto a 20 (vinte) pontos para sabor;
        • De 01 (um) ponto a 05 (cinco) pontos para sensação na boca, “mouthfeel” e;
        • De 01 (um) ponto a 10 (dez) pontos para impressão geral, totalizando o valor máximo de 50 pontos possíveis.
  • FUNCIONAMENTO DO JURI
    • O julgamento ocorrerá no dia 6 de junho de 2019, na Brauhaus – Escola da Cerveja. O mesmo não é aberto para participantes do Iron Ale;
    • Cada cerveja é provada individualmente e não comparativamente;
    • Após a análise sensorial da amostra, cada jurado marca, em cada linha da ficha, a descrição correspondente à apreciação da característica em causa;
  • PREMIAÇÃO
    • As cervejas com maior pontuação serão as vencedoras, obedecendo a ordem de primeiro, segundo e terceiro lugares;
    • Para critério de desempate será adotada a forma de descarte sucessivo, até que se efetive cada caso de desempate, das menores pontuações de cada critério, obedecendo a seguinte ordem: Aparência, Sensação na Boca (mouthfeel), Impressão Geral, Aroma e Sabor.
    • O Corpo de Jurados é livre e soberano em sua avaliação, não cabendo contestação de qualquer natureza subjetiva por parte dos competidores;
    • O resultado será anunciado durante o evento de degustação, no dia 8 de junho de 2019;
    • Os vencedores receberão da Comissão Organizadora troféus e certificados a título de premiação;
    • Eventualmente, outros prêmios poderão ser oferecidos a critério de patrocinadores ou terceiros, de forma voluntária.
    • A cerveja que for premiada em primeiro lugar terá como prêmio a produção de 180 litros na planta industrial da Klaro Cervejaria, sendo que 150 litros serão disponibilizados para a equipe vencedora.
  1. ENDEREÇOS ELETRÔNICOS IMPORTANTES
  1. DISPOSIÇÕES GERAIS
    • As decisões da comissão organizadora são definitivas e irrecorríveis, cabendo aos participantes acatarem, uma vez que têm pleno conhecimento deste regulamento e deram concordância no ato da inscrição.